Verrugas Genitais e HPV

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Olá seguidores, tudo bem? Espero que sim.
Hoje vou falar um pouco sobre uma causa frequente de visita ao urologista, as verrugas genitais. Essa é uma condição que gera muita preocupação nos pacientes, sobretudo pelo aspecto estético, e costuma ser causa de conflitos dentro de um relacionamento. Verruga genital é uma manifestação clínica do papiloma vírus humano, o famoso HPV. Este vírus costuma ser contraído durante as relações sexuais e é bem mais frequente do que se imagina. A depender de fatores imunológicos, o indivíduo pode ou não desenvolver lesões ao contrair o vírus.
Em homens, o uso de preservativo reduz substancialmente o risco de contrair o vírus, mas não impede completamente. É comum vermos homens com verrugas na região pubiana em torno do pênis, principalmente naqueles que costumam depilar completamente essa região. Lembremos que os pelos têm função de proteção no corpo humano. O aparecimento das verrugas genitais não significa necessariamente que o vírus foi contraído recentemente. É possível que o vírus estivesse em sua forma incubada há meses ou anos. Portanto meninas, não julguem seus parceiros de forma precipitada.
Em casos mais graves, as verrugas genitais podem evoluir pra lesões pré-malignas ou até mesmo pro câncer de pênis. Portanto, não negligenciem! É possível que as verrugas desapareçam de forma espontânea, porém o tratamento é recomendado na maioria das vezes. Existem diversas forma de tratar estas lesões, seja através da retirada cirúrgica ou da cauterização com ácido ou bisturi elétrico.
Dr Raphael Farias
CRM 10893 RQE 6045

Veja outros posts

Sangue na Urina (Hematúria)

A presença de sangue na urina recebe o nome de hematúria e é uma causa comum de visita ao consultório do urologista. A hematúria

Disfunção na ejaculação

A ejaculação retardada ocorre quando o homem demora muito para ejacular durante a relação sexual – ou até não consegue (problema chamado de anejaculação).