Sangue na Urina (Hematúria)

A presença de sangue na urina recebe o nome de hematúria e é uma causa comum de visita ao consultório do urologista. A hematúria pode ser classificada em visível (a olho nu) ou não visível, quando observada apenas no exame de urina (sumário). Este achado costuma deixar os pacientes bastante ansiosos e preocupados por receio de se tratar de uma doença muito grave.

Afinal de contas, a presença de sangue na urina deve mesmo preocupar tanto assim?
Vamos lá…quando nos deparamos com esta queixa do paciente vem em mente dezenas de possíveis diagnósticos. Dentre as doenças que costumam se manifestar com sangramento na urina estão processos inflamatórios e infecciosos, doenças primárias do rim (glomerulopatias), cálculos renais e os cânceres do trato urinário.

E então, como o urologista chegará ao meu diagnóstico? Tudo começa com uma boa coleta de informações por parte do médico. Dados como idade e sexo do paciente, presença ou não de dor associado, frequência e período em que a queixa se iniciou, histórico de tabagismo e etc podem ser úteis no diagnóstico. O exame físico costuma oferecer poucas informações nestes pacientes, mas não deve ser negligenciado.

Por fim, o médico deverá solicitar alguns exames para maior esclarecimento diagnóstico. Dentre os exames de maior utilidade nesta avaliação destacam-se ultrassonografia, tomografia computadorizada e uretrocistoscopia diagnóstica.

A uretrocistoscopia é uma endoscopia do trato urinário baixo que engloba bexiga e uretra. Neste exame, fazemos uma avaliação visual destes órgãos em busca de possíveis causas para o sangramento. Na maioria das vezes é realizado em centro cirúrgico com o paciente sob sedação anestésica em virtude da utilização de cistoscópios rígidos, o que acaba por encarecer o exame.

Há alguns anos começamos a realizar este exame em consultório com o auxílio de um cistoscópio flexível sob anestesia local. Isso já é uma realidade há anos nos países desenvolvidos como Estados Unidos e ainda não era realizado aqui pelo custo elevado desse aparelho.

Para maiores esclarecimentos sobre o exame e agendamento, entre em contato conosco no (85) 32267858 ou 999667858.