Urofluxometria

A urofluxometria, também chamada de urofluxo, é um exame utilizado para avaliar o volume e a velocidade do fluxo urinário. O exame pode ajudar o médico a identificar a causa pela qual o paciente apresenta micção lenta ou dificuldade para urinar.

Em geral, o médico solicitará um exame de urofluxometria se o paciente relatar sintomas de micção lenta ou dificuldade para urinar.

Nas mulheres com infecção urinária recorrente e/ou sintomas urinários, a urofluxometria aliado à medida do resíduo urinário pós-miccional ao ultrassom (urina que sobra na bexiga após a micção) pode ter valor diagnóstico.

No caso dos homens com aumento benigno da próstata sintomático (hiperplasia prostática) ou doenças obstrutivas da uretra, esse exame pode ajudar no diagnóstico e no acompanhamento durante o tratamento.

Trata-se de um exame rápido, não-invasivo e indolor que ajuda no diagnóstico de problemas relacionados à micção. Antes de iniciar o exame, o paciente necessita ingerir líquidos de forma a encher a bexiga moderadamente para somente então urinar em um equipamento que simula um vaso sanitário. O equipamento irá medir a quantidade de urina eliminada, assim como a velocidade do jato urinário ao longo de toda a micção. Não é realizada a passagem de nenhum tipo de sonda neste exame. O resultado é liberado imediatamente após e não há necessidade de nenhum outro tipo de preparo. Oferecemos na nossa clínica uma sala com equipamentos modernos para realização deste exame. Agende já o seu!