Urofluxometria

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A urofluxometria, também chamada de urofluxo, é um exame utilizado para avaliar o volume e a velocidade do fluxo urinário. O exame pode ajudar o médico a identificar a causa pela qual o paciente apresenta micção lenta ou dificuldade para urinar.

Em geral, o médico solicitará um exame de urofluxometria se o paciente relatar sintomas de micção lenta ou dificuldade para urinar.

Nas mulheres com infecção urinária recorrente e/ou sintomas urinários, a urofluxometria aliado à medida do resíduo urinário pós-miccional ao ultrassom (urina que sobra na bexiga após a micção) pode ter valor diagnóstico.

No caso dos homens com aumento benigno da próstata sintomático (hiperplasia prostática) ou doenças obstrutivas da uretra, esse exame pode ajudar no diagnóstico e no acompanhamento durante o tratamento.

Trata-se de um exame rápido e não-invasivo, onde o paciente irá urinar normalmente em um recipiente conectado a um fluxômetro. Para a realização deste exame, é necessário que o paciente esteja com a bexiga moderadamente cheia e, portanto, recomenda-se que o paciente não urine algumas horas antes de sair de casa e aumente a ingesta de água.

Veja outros posts