A biópsia prostática guiada por ultrassom é um exame utilizado para o diagnóstico do câncer de próstata. De forma geral, costuma ser indicado quando percebe-se alguma nodulação no toque retal ou elevação sustentada do PSA. Eventualmente, a retirada dos fragmentos pode estar atrelada às imagens de uma ressonância da próstata em um processo que chamamos de fusão cognitiva por imagem.
O exame em si demanda pouco tempo para sua realização em mãos experientes, cerca de vinte minutos, e requer realização de anestesia local ou sedação. Complicações como sangramento e infecções prostáticas podem acontecer após esse procedimento, podendo ser drasticamente reduzidas com os devidos cuidados.
Ao escolher o profissional que fará a biópsia prostática, tenha em mente que este deve ser uma pessoa experiente e acessível a você no caso de possíveis complicações inesperadas. Este procedimento costuma ser realizado por médicos radiologistas ou urologistas. No caso de algum sangramento ou infecção após o procedimento, o médico urologista costuma ser chamado para avaliar estes quadros. Portanto, se informe antes do procedimento a melhor forma de contactar este profissional em caso de necessidade.
Com duas certificações obtidas durante cursos preparatórios especificamente para esse exame em São Paulo, o Dr Raphael Farias já realizou mais de 700 procedimentos como este.