Aumento Benigno da Próstata

A próstata é uma glândula que é parte integrante do trato genital masculino, cuja função é produzir um líquido claro, presente no sêmen. O aumento benigno da próstata, mais conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna, é um doença bastante prevalente em paciente idosos, acometendo mais de metade dos homens acima de 50 anos.

Homens com aumento benigno da próstata podem desenvolver uma série de sintomas, dentre os quais se destacam: dificuldade para iniciar a micção, jato urinário fraco e intermitente, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e despertar noturno para urinar. Em casos mais avançados, esta doença pode se manifestar com aumento da frequência urinária, urgência miccional e até incontinência urinária.

O urologista ao abordar um paciente com suspeita de aumento benigno da próstata pode lançar mão de uma série de “ferramentas” para chegar ao diagnóstico definitivo e escolher a melhor forma de tratamento. Uma boa conversa acerca dos sintomas deste paciente aliado a exames como exame digital da próstata (toque retal), ultrassom e urofluxometria podem ser fundamentais na escolha da melhor terapêutica.

O tratamento desta doença varia conforme a gravidade de cada caso. Em casos que se apresentam com sintomatologia leve, a orientação sobre mudança de hábitos como reduzir a ingesta hídrica ao deitar e evitar ingesta excessiva de álcool ou alimentos irritantes da bexiga (café por exemplo) podem ocasionar melhora significativa. Em casos com sintomatologia mais exuberante, o uso de medicamentos traz alívio importante dos sintomas, porém em algumas situações sem prazo pra interrupção desta drogas.

O tratamento cirúrgico está indicado em pacientes sem melhora com medicamentos e naqueles que se apresentam com alguma complicação desta doença, como hematúria recorrente (sangue na urina), infecção do trato urinário ou prejuízo da função renal.

A cirurgia do aumento benigno da próstata, ao contrário do que muitos pensam, não consiste em se retirar a próstata por inteiro e sim em ressecar apenas a parte da próstata que está causando obstrução ao fluxo urinário. Isto pode ser feito por técnicas endoscópicas (popularmente conhecida como raspagem) ou por cirurgia aberta convencional a depender do volume da próstata. Nas últimas décadas, uma série de novas modalidade cirúrgicas foram introduzidas no arsenal terapêutico desta doença, como a fotovaporização da próstata com o laser verde (Greenlight laser) ou com o Plasma Button.

O Urologista é o profissional mais habilitado para tratar das doenças que acometem a próstata. Estamos ao dispor para ajudá-lo!

Dr. Raphael Farias
CRM-CE 10893 RQE 6045