Uretrocistoscopia

A uretrocistoscopia é um exame rápido e praticamente inócuo, utilizado para o diagnóstico de doenças que possam acometer o trato urinário inferior (bexiga e uretra). O médico urologista solicita esse exame usualmente quando deseja obter imagens da uretra ou da bexiga com a finalidade de identificar ou excluir presença de tumores, processos inflamatórios crônicos ou obstrutivos e alterações anatômicas destes órgãos.

Este exame costuma ser realizado sob sedação no centro cirúrgico quando se utiliza um cistoscópio rígido, dado o desconforto provocado pela passagem do mesmo na uretra. A utilização de um aparelho chamado cistoscópio flexível permite a realização deste exame sob anestesia local e de forma indolor em regime ambulatorial e com a vantagem de coletar imagens relacionadas ao exame. A utilização de um aparelho flexível ao invés do rígido termina por simplificar o procedimento, reduzindo os seus custos e sua complexidade. Nos casos onde é realmente necessário a cistoscopia rígida com sedação, dispomos também de centro cirúrgico em nossa clínica para realização desta outra modalidade.

O Dr. Raphael Farias é pioneiro em Fortaleza na utilização de cistoscópio flexível para realização da cistoscopia em regime ambulatorial, sem necessidade de jejum ou sedação.